Se você tem medo de ocorrer algum acidente com fogo, precisa saber como usar um extintor de incêndio de maneira eficaz. Para tornar a proteção contra fogo ainda maior, uma das exigências principais para edifícios e comércios é o extintor de incêndio.
Seu principal objetivo é salvar vidas e evitar danos maiores causados pelo fogo, e pode ser usado por civis. Mas claro que nem todos sabem ao certo como usar esse equipamento e nem quando fazer isso. O fogo pode ser causado por diversos motivos, como um curto circuito na rede elétrica, por exemplo.
Por existir diferentes classes de extintores e também de fogo, muitos não fazem ideia de como usar a ferramenta, caso seja necessário. Afinal, apesar de ser obrigatório, nem todos têm obrigação de entender seu funcionamento.
Dessa forma, é necessário ter algum treinamento mínimo ou uma base teórica sobre como usar. Por esse motivo, fizemos esse texto para ensiná-lo a usar o extintor de incêndio presente em seu prédio, cômodo comercial ou no seu carro. Não deixe de ler, pois isso pode ser usado em diversas ocasiões e evitar muitas mortes!
Ligue para o Corpo de Bombeiros
A primeira coisa que você deve fazer, em caso de incêndio, é ligar para o Corpo de Bombeiros. Não tente bancar o herói, pois apesar do extintor ser uma ferramenta importante, ela sozinha pode não dar conta do processo.
Um dos grandes problemas que o fogo possui é que ele se espalha de uma maneira muito rápida. O Edifício Joelma é um grande exemplo disso, onde um simples curto circuito em um ar-condicionado, causou um dos maiores incêndios do país.
O extintor de incêndio é muito útil e pode ajudar a diminuir o fogo e em alguns casos pode até cessá-lo. Mas a melhor maneira de evitar acidentes maiores, é usando-o apenas para auxílio e nunca como recurso principal.
Então, em caso de acidente, ligue para o número 193 (Corpo de Bombeiros) ou para 190 (Polícia Militar). Essas duas equipes são as únicas capazes de evitar acidentes maiores e salvar vidas.
Mas se quiser ajudar, durante o início do acidente, busque tirar o máximo de pessoas de dentro do local, para que as equipes de salvamento consigam trabalhar melhor. Deixe todos em um local seguro, e leve um extintor de incêndio consigo.
Identifique o tipo de extintor de incêndio
A primeira coisa a ser feita na hora de usar um extintor de incêndio, é identificar qual o modelo do equipamento. Existem diferentes classes de ferramentas, que em sua composição possuem diferentes produtos.
Cada um desses itens serve para um tipo específico de fogo. Confira abaixo quais são os tipos de extintores e em quais ocasiões eles devem ser usados:
- A – Extintores dessa classe servem para incêndios em tecidos, madeiras, papéis, plásticos e madeiras
- B – São indicados para graxa, gasolina ou óleo
- C – São os principais extintores, que devem ser usados em incêndios elétricos, que tenham se iniciado em eletrônicos ou demais ferramentas
- D – Usados para apagar incêndios em metais pirofóricos
- K – Estes por sua vez são adequados para acidentes em cozinhas ou fritadeiras, que tenham sido causados por óleos vegetais, animais ou até mesmo aparelhos de cozinha
Identificando isso, você já consegue entender se pode ou não usar o equipamento. Pois, em alguns casos o uso incorreto do equipamento pode causar acidentes ainda maiores.
Portanto, leia sempre todos os dados respectivos ao produto. A maioria dos extintores possuem um manual de instruções, que devem ser lidos por completo.
Prepare o extintor de incêndio e o direcione para o fogo
A próxima etapa é a mais importante e vai exigir de você coragem e força, visto que o equipamento pode ser pesado. Em primeiro lugar, é preciso preparar o extintor, para que este possa ser usado.
Caso não saiba fazer isso, fique tranquilo pois o procedimento é muito simples e rápido. Assim como a maioria dos processos de uso de extintor de incêndio, este também depende do tipo que será usado.
Em alguns casos, pode existir um pino de segurança no topo do extintor, que fica selado por um pequeno plástico. Portanto, para usar o componente, é preciso rasgar esse selo e puxar o pino, liberando assim o seu uso.
Agora, é hora de mirar seu extintor de incêndio para o local onde o fogo se localiza. Para evitar um gasto desnecessário do seu produto, o direcione para a base do fogo, o que fará o fogo diminuir.
Na hora de apertar a alavanca, faça isso com cautela e lentidão, para permitir que todo o conteúdo saia. Lembrando que a maioria dos extintores só são usados por até 10 segundos, após isso a carga é extinta.
Por fim, caso o extintor de incêndio seja a base de pó químico, lembre-se de movimentá-lo por 15 centímetros, de um lado para o outro. Isso será útil para acabar com o fogo de maneira mais rápida.