Dicas para Economizar Energia e Baixar a Conta de Luz

Como Diminuir a Conta de Energia

Se uma boa quantia da sua renda vai para a conta de luz já deve ter tentado diferentes formas de economizar. Às vezes parece que economizar luz é um bicho de sete cabeças, mas calma é bem simples na verdade. Agora iremos dar algumas dicas de como você pode economizar energia e baixar a conta de luz de forma simples. Assim você poderá ter mais tranquilidade financeira e economizar energia sem dor de cabeça. Veja abaixo algumas das dicas.

Bandeiras tarifárias Energia Elétrica

Uma das grandes dúvidas para quem quer economizar energia são as bandeiras de cobrança. Você sabe o que é? Como funciona? e qual o impacto no valor final da sua conta de energia? Agora iremos falar um pouco sobre o assunto para que possamos entender esse primeiro passo para a economia.

As bandeiras têm relação com o valor cobrado por kWh de energia utilizada. Se o valor cobrado é x, por exemplo, e a bandeira está vermelha terá um acréscimo. Assim você estará pagando mais pela mesma quantidade de energia consumida. As bandeiras são amarelas e vermelhas. Elas são colocadas nos custos a depender da situação no país e da época do ano.

Portanto, o primeiro passo para começar a economizar na conta de energia é ficar de olho na bandeira que seu estado está. Se ela está na amarela ou na vermelha, se prepare para uma conta mais alta. Caso você não queira ou não possa pagar por mais esse valor é preciso que a economia de energia fique ainda maior nesses períodos.

O valor da conta de luz é cobrado sobre o kWh utilizado na residência como um todo. Sendo então o valor da bandeira sobre esse valor total também. Por isso é importante a conscientização de todos na casa para que a economia seja mais alta.

Agora que você já sabe o que são as bandeiras na conta de energia vamos falar algumas dicas para a economia. Seja qual for a bandeira que o seu estado esta é importante que tenha uma economia no uso para a conta não vir muito alta todos os meses.

Economia de Energia – O que Fazer?

Uma das dicas mais importantes da economia de energia é a passada acima, fique de olho na bandeira do seu estado. O segundo é conhecer seus eletrodomésticos. Sim! por incrível que pareça duas geladeiras podem gastar energia de forma diferente. Portanto, quando você for comprar eletrodomésticos, principalmente os indispensáveis, verifique o kWh que gastar.

Outra dica é que se o aparelho não está sendo usado, retire -o da tomada. Alguns aparelhos mesmo desligados continuam consumindo energia. Portanto, retirar da tomada é um ponto importante. Seja carregador, televisão, microondas ou outros sempre prefira retirar da tomada.

Quando ninguém estiver no ambiente também é indicado que as luzes estejam apagadas. E nas escolhas dessas lâmpadas também podem ser realizadas economias apenas olhando o gasto energético delas. Dormir com TV, luz e outros aparelhos ligados também acabam por pesar na conta no final do mês.

Caso você use ar condicionado acione o timer dele, isso poderá te auxiliar na economia. Assim você dormirá em um ambiente fresco porém sem deixar ele gastando energia a noite inteira. Aparelhos eletrônicos como luminárias ou bebedouros de gatos ligados nas tomadas também podem ser substituídos em muitos casos.

Economizar na conta é sempre bom, mas fique de olho também para manter a qualidade de vida. Um equilíbrio entre ambos os lados é muito importante para a vida e para melhorar a dor de cabeça. Porém com pequenos atos como os ditos acima você poderá diminuir o valor da sua conta de energia. Veja agora outras formas que você pode realizar em casa e na energia.

Mais Formas de economizar Energia

No caso das bandeiras explicadas acima, você pode realizar cortes maiores quando a bandeira estiver amarela ou vermelha para maiores economias em sua conta de energia. Ou realizar trocas de alguns eletrodomésticos. O que parece ser um gasto futuramente poderá se tornar uma economia. Já que alguns eletrodomésticos gastam muito mais que outros, como dito acima. Nessa troca de preferência por equipamentos que são essenciais e muito usados como geladeira, televisão e lâmpadas. São pequenos gestos que vão fazer com que sua conta final caia no seu bolso.

Além da conta de energia você pode ter outras economias em contas em casas com atitudes simples. Na água, por exemplo, você pode realizar economias usando a água de roupa para lavar a varanda. No caso de gasolina você pode escolher ir a pé em locais que são próximos e possíveis de ir. São pequenas atitudes que acabam por subir muito nossas contas no fim do mês. Manter um equilíbrio é o principal. Faça economias no supermercado buscando promoções e evitando desperdício. Junto com a economia na conta de energia isso irá lhe render um custo de vida menor no geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *